http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1319855
Acha que a independência do Kosovo pode animar ou incentivar os movimentos separatistas da Europa. Do país Basco, por exemplo?
Absolutamente. Isto vai ser uma indicação clara a todos. Se os albaneses podem por que é que os bascos não podem? Porque é que a Córsega não pode? Por que é que a região de Tirol da Itália não pode?
Vai acender o rastilho?
Infelizmente, parece-me que sim. Com excepção de Portugal não há um Estado na Europa que tenha apenas uma etnia, uma língua e uma religião. E há ainda uma bomba na Europa Central que está prestes a explodir. É a Hungria. Metade da população húngara vive fora da Hungria. Cerca de nove milhões vive na Hungria, dois três milhões na Roménia, na República Checa e na Eslováquia 800 mil, na Sérvia 300/400 mil, na Ucrânia...
De que forma é que pode ser uma bomba?
Porque se o Kosovo se torna independente os húngaros da Sérvia vão dizer que querem autonomia. Os húngaros da Roménia – que estão lá numa tensão secular – vão dizer ‘e nós?’ E por aí adiante.... Isto é uma caixa de Pandora que se abriu agora.... Isto é uma das coisas terríveis.
Estou genuinamente preocupado.
A sério.
No comments:
Post a Comment