Parvíssimos
E, já agora, uma ideia: Para quando um recenseamento em Portugal de quantos adultos são/foram escuteiros? Seria interessante diagnosticar concretamente quantos parvos há no país.
Uma estatística por alto da minha parte, considerando uma média de 15 novos elementos em cada agrupamento por ano cujo percurso escutista oscilará entre 4/5 anos (que, portanto, frequenta duas seccões). Vamos igualmente considerar que 650 agrupamentos (metade) dos mais de 1300 que foram criados no CNE se mantiveram abertos ao longo dos últimos 25 anos.
Assumindo estes números (que serão certamente uma revisão em baixa), temos 9750 elementos por ano ao longo dos últimos 25 anos. 243750 no total. Dir-se-á, mas que é isto em 10 milhões de portugueses? Calma. Sendo estes valores referentes aos últimos 25 anos, devemos entrar em linha de conta com a populacão na faixa etária entre 8 e 32 anos. Infelizmente, não existem tais dados no INE, considero a aproximacao dada pela faixa 10-35. 2654507. Aproximadamente 10%.
10% de parvos no país. Extrapolando, 1 milhão de portugueses de algum modo ligados ao escutismo são tomados por parvos. Eu direi que os senhores directores de marketing do Media Markt são imbecis, sobretudo considerando, que a 11a lei do escuta diz: "O Escuta não é parvo". Como qualquer parvo saberá.
Recenseamento escutista da sociedade civil... não era dificil fazer um em cada agrupamento local...
No comments:
Post a Comment